quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

SENTA A PUA!!!

Senta a pua era o nome do batalhão de forças aéreas brasileiro que lutou na 2ª grande guerra

Porto de Norfolk, Virgínia, EUA - 20.09.1944 (Quarta) - Aqui inicia-se a história do avestruz de quepe. Pronto para embarcar para o Teatro de Operações, com o grito de guerra em todas os gargantas, faltava ao Grupo um emblema. Coube ao Capitão Aviador Fortunato Câmara de Oliveira, o Comandante da Esquadrilha Azul, artista cuja característica é a criatividade de impacto, desenhá-lo, o que foi feito a bordo do navio USAT Colombie, que transportou a Unidade do Porto de Norfolk. Virgínia, EUA, ao porto de Livorno. Apareceu, então, pela primeira vez, a figura atlética do Avestruz do 1º Grupo de Caça, que nunca escondeu a cabeça diante do perigo, como reza a tradição dos seus primos.

Ao contrário, os que o levaram em suas missões de guerra, pintado na carenagem do motor dos Thunderbolts, foram condecorados por atos de bravura pelo Governo dos Estados Unidos, por proposta do Comandante da 12ª Força Aerotática da USAAF, a quem o 1º Grupo de Caça estava subordinado operacionalmente no Teatro de Operações do Mediterrâneo.

O Avestruz Guerreiro do "Senta a Pua!" foi para a FAB o que representa o emblema "A Cobra Está Fumando" para o Exército, através das batalhas de Monte Castelo, Montese e outras, sustentadas e vencidas pelos heróicos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira.

Simbologia do Emblema:

faixa externa verde-amarela - o Brasil

avestruz - velocidade e maneabilidade do avião de caça e o estômago dos pilotos, que aguentava qualquer comida.

quepe do avestruz - piloto da Força Aérea

escudo - a robustez do P-47 e proteção ao piloto.

fundo azul e estrelas - o céu do Brasil com o Cruzeiro do Sul

pistola - poder de fogo do Thunderbolt

nuvem - o espaço aéreo

fumaça e estilhaços - a artilharia antiaérea (FLAK) inimiga

fundo vermelho - o sangue derramado pelos pilotos na guerra

frase "Senta a Pua" - o grito de guerra do 1º GAvCa

Essa é a descrição, que eu particularmente acho que bate muito com a idéia do bolg

Nem sei se posso usar o nome ou a logo, então talvez isso mude...
Perdoem minha ignorância, é que eu to aprendendo a mexer nisso aqui agora...

Pra falar de política e outras cositas mas!!!!

Lógico que com uma certa moderação, mas já que quem modera sou eu, não esperem muita coisa não...

6 comentários:

Antonio Jr. disse...

AAAAAAAAAAEEEEEEEEEHHHHHHHHH !!!!

PPRRIIMMEEIIRRÃÃOO !!!

O primeiro comentario foi meu hein!!

hehehehe

Muito sucesso ao blog!!!

Rodrigo Carvalho disse...

segundao!! o engracado e q o junior e q eh o vascaino da historia...


pode mete o ferro nesse brog? falar mal de todo mundo? por favor me de a licensa q vai comecar a rolar farpa!!

abracao jardel

Unknown disse...

É AQUI QUE A PORCA TORCE O RABO!!!!!

Antonio Jr. disse...

O jarda ... parabens véi ... Estamos ai pra "quase"qq coisa hein. Infelismente tbm tenho minhas limitações do lado politico, mas da maneira que puder ser util, estaremos ai

Abração

Adriano disse...

UUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Vms ajudar sim Jardel.

Sucesso ao Blog

Unknown disse...

moçada, num precisa falar só de politica não
futebol religião sexo drogas e rock'n roll serão muito bem vindos aqui....
esse fim de semana eu vou aprender a mexer nisso aqui direitim
eu só fiz isso hoje pq foi no calor do momento é que eu funciono melhor sob pressão